domingo, julho 16, 2006


O que è o Ser Humano
Muitas das vezes questionamos a existência do Ser Humano, será que se trata de um “pedaço de carne” , de um meio de fazer dinheiro, talvez um acumulador de sentimentos, um meio de trabalho inúmeras coisas possíveis que nos podem passar pela cabeça e segundo o conceito de cada um, porque de pessoa para pessoa este conceito difere segundo a socialização primária que cada um esteve submetido e aos valores que nos foram incutidos desde criança, porque é desde criança que nos vamos formando.
Afinal o que é o Ser Humano? que erra, ajuda, faz maldades perante a sociedade em que se encontra e aquele ser que é sensível e tem sentimentos.
Para se poder definir temos de separar e entender o que é o Ser e o que é Humano/Homem ( uma vez que se trata da junção de duas palavras).
Ser - s. m. (do latim sedere, assentar). 1- o facto de ser, a existência. 2-o que possui a existência, a vida: os seres vivos. 3- Ser de razão, o que apenas tem existência e realidade no nosso pensamento. * v. intr. 1-Serve de verbo auxiliar geralmente na voz passiva. 2- Serve para ligar o nome predicativo ao sujeito.
Pode-se ter outra perspectiva enquanto do ser ao nível da Filosofia, vendo por este ramo é diferente .oO ramo da filosofia que estuda esta area é a ontologia. Não se especifica o tipo de ser, nem tão pouco se refere aos seres particulares, mas a tudo o que é enquanto é.
Aristóteles considera que a ciência do ser enquanto ser deve também estudar os princípios constitutivos do ser.
Na noção de ser englobamos tudo quanto é, ou na expressão de Quine «tudo quanto há».
Mas afinal o que é o ser?
O ser é o primeiro conhecido, mas naos e consegue definir porque nao é uma realidade, concreta definida. Toda a experiêncianos da o ser, mas a multiplicidade das experiencias da-nos uma pluridade de modos de ser!